NAII
Núcleo de Avaliação e Intervenção na Infância

Sobre

O NAII é o Núcleo de Avaliação e Intervenção na Infância do Espaço Clínico e de Estudos Psicanalíticos (ECEP). O trabalho consiste em detectar e, se necessário fazer uma intervenção precoce em bebês e crianças pequenas que apresentem problemas no seu desenvolvimento. Oportuniza interlocução com os pais e família, escola e os demais profissionais que atendem a criança.

O NAII prioriza a intervenção no processo de constituição da subjetividade juntos com aqueles que exercem a função primordial na criança: os pais. Tem como objetivo promover um olhar precoce das dificuldades apresentadas nos primeiros tempos da constituição psíquica e do desenvolvimento infantil. Com o crescente índice de crianças com diagnóstico de autismo ou com algum problema em seu processo de desenvolvimento, o NAII tem a missão de detectar e intervir nesse tempo, antes que se feche um diagnóstico.

Os problemas de desenvolvimento infantil aparecem como na linguagem, na psicomotricidade, nas aprendizagens, na interação com as outras crianças. Se faz necessário está detecção a tempo, e a intervenção com a clínica de Estimulação Precoce, pois intervir em um tempo que a estrutura psíquica ainda não está decidida e sua plasticidade neuronal possibilite mudanças.

A Estimulação Precoce é uma intervenção clínica em bebês e crianças pequenas de zero a três anos, que apresentam problemas de constituição psíquica e de desenvolvimento com ou sem patologia de base. Os bebês falam a partir de seu corpo. O sofrimento psíquico tem efeitos no processo de desenvolvimento. Françoise Dolto, psicanalista francesa, pioneira no atendimento psicanalítico de crianças, apontava que se tratando de bebês fortemente perturbados era preciso cuidar desde cedo, segundo a psicanalista é preciso “dirigir-se ao bebê com palavras que traduzam suas emoções, seu sofrimento e sua história faz com que ele entre no código humano da linguagem”, “falar verdadeiramente é a entrada em ressonância com a criança, através da comunicação no nível em que ela se encontra, produz efeitos libertadores e estruturantes” (LEDUX,1991). A intervenção do analista é escutar o sofrimento da criança e dos pais, esse trabalho é conhecido como Estimulação Precoce, que decodifica a linguagem que perturbou o desenvolvimento antes da fala.

Com a intervenção Clínica, mais condições as crianças terão de seguir o seu desenvolvimento. Esse trabalho corrobora com as Diretrizes de Atenção do Ministério da Saúde em 2013, que as intervenções quando realizadas precocemente alcançam resultados positivos rapidamente em razão da melhor plasticidade neuronal no primeiro ano de vida.

Maiara Cristiani Perini Bastos

Maiara Cristiani Perini Bastos

coordenadora

Psicóloga, especialista em clínica interdisciplinar em Estimulação precoce e dos problemas dos desenvolvimento infantil, em formação em psicanálise lacaniana, cofundadora do ECEP, coordenadora do núcleo NAII (Núcleo de Avaliação e Intervenção na Infância) e membro da associação Francesa “Lá Cause dês Bébés”. Psicóloga da APAE de Campo Novo/RS, e professora do curso de psicologia da Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM de Três de Maio /RS. Atuação em psicanálise clínica.

Fale com a gente

× Como posso te ajudar?